Mercedes Classe E Cabrio vai custar mais 7000 € que o Coupé
Já é sabido quanto terá de se pagar a mais pela suprema elegância e prazer para poder circular "a céu aberto" numa das variantes mais emocionais do Classe E. Se a berlina ou a Station são versões pragmaticamente funcionais e familiares, a sedução e emoção foram deixadas para os Coupé e Cabrio. Ora para se passar da elegante carroçaria fechada para a fascinante versão aberta têm de se somar mais… sete mil euros!
Mas é ali no início do Outono que o nosso clima mais favorece os passeios a céu aberto, em especial porque o E Cabrio até está bem apetrechado para enfrentar eventuais desmandos meteorológicos: para um aguaceiro inesperado, a capota em lona fecha em 20 s, podendo ser accionada até aos 50 km/h; se a temperatura baixar, a lista de opcionais conta não só com bancos aquecidos e ventilados (até atrás!) como com o engenhoso sistema Airscarf que aquece os pescoços dos ocupantes dos lugares dianteiros, além do ar condicionado com as originais saídas de ventilação em forma de turbina; e as turbulências de ar são bem eliminadas do habitáculo pelo corta-vento entre os bancos traseiros e o Aircap que se eleva sobre a moldura do pára-brisas.
Mas o novo Mercedes Classe E Cabrio tem muitas outras boas notícias já que, tratando-se de uma geração totalmente nova, aproveitou até para mudar de plataforma, adoptando finalmente a verdadeira base do Classe E (até aqui a versão Cabrio assentava na do Classe C). Isso permitiu-lhe crescer 11,3 cm entre eixos – além do aumento do comprimento em 12,3 cm e da largura em 7,4 cm –, proporcionando habitáculo mais espaçoso: os principais destaques vão para os 5 cm a mais em largura ao nível dos ombros à frente e, em especial, para os mais 10,2 cm para as pernas atrás.
Agora o Classe E Cabrio já é realmente um descapotável para quatro que, depois de passado ao acesso ainda exíguo (em especial com a capota posta), oferece dois bancos de trás realmente espaçosos e onde se pode viajar bem sentado. Outra novidade desta geração do Cabrio é a possibilidade das costas desses bancos rebaterem na proporção 50:50, possibilitando o transporte de objectos maiores na bagageira. Ou seja, até no aspecto da funcionalidade o E Cabrio evoluiu.
A alteração da plataforma permitiu ainda que este Mercedes e Cabrio passe a contar com o sistema de tracção integral 4Matic, enquanto todas as versões recebem, também em estreia neste modelo, a caixa automática de nove velocidades 9G-Tronic. Os preços do Mercedes E Cabrio em Portugal serão os seguintes:
E 200 Cabrio 69.650 €
E 220 d Cabrio 69.600 €
E 350 d 4Matic Cabrio 87.850 €
E 400 4Matic Cabrio 90.950 €
Há, contudo, uma edição especial a merecer um particular destaque: é que o lançamento desta geração do E Cabrio assinala o 25.º aniversário deste modelo que se nasceu, em 1992, com o 300 CE-24. Daí que a Mercedes tenha preparado uma "25th Anniversary Edition" que implica um acrescento de preço na ordem dos 12.550 € (11.700 € no E 400 4Matic), mas que vem com pintura e interiores especiais e mais requintados, além de equipamento muito reforçado.